Início período chuvoso: um alerta a população!

01 November 2017

Com a chegada da chuva, aumentam os locais favoráveis a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A secretaria de Saúde alerta a toda população que examinem seus quintais e eliminem possíveis criadouros do mosquito: ”Ainda não existe vacina antiviral. A comunidade precisa fazer sua parte erradicação dos focos do mosquito, trabalhando em parceria com os órgãos públicos”.

O Aedes Aegypti é transmissor do vírus de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Água parada e elevação da temperatura aumentam as condições de desenvolvimento do mosquito, que leva em média sete dias para se desenvolver de ovo a adulto.

Esse cuidado não se restringirá apenas a própria família, mas também aos vizinhos.
Cada um deve fazer a sua porte.

Dicas de Prevenção
- Cuidado redobrado no armazenamento e destinação do lixo;
- Manter recipientes fechados e disponibilizando-os para recolhimento pela equipe de limpeza urbana da FMS;
- Não descartar lixo ou qualquer outro material que possa acumular água em quintais, ruas ou em lotes abandonados;
- Manter a caixa d’água limpa e sempre tampada;
- Manter as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água;
- Eliminar pratinhos de vasos de plantas ou manter limpos pelo menos três vezes ao dia;
- Manter limpo os bebedouros de animais domésticos, sendo que a água deve ser trocada diariamente;
- Manter piscinas com a água tratada, sempre em uso e, quando possível, colocar capa de proteção;
- Ao manifestar qualquer sintoma de dengue, zika ou chikungunya procurar imediatamente o centro de saúde mais próximo.