Secretário de Saúde Pública participa do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

24 July 2017

O Secretário Municipal de Saúde Pública, Guilherme Davi, participou da XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, de 12 a 15 de julho.

O tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS", teve referência ao Manual do Gestor, lançado em Janeiro de 2017 e, através do encontro de ideias, troca de conhecimentos e experiências, formulação e aprofundamento de propostas, o Congresso fortaleceu as conexões entre a normativa dos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano atual da gestão municipal de saúde.

A programação contou com oficinas, seminários, cursos e mesas redondas que discutiram temas importantes para a gestão municipal do SUS. Entre elas,  atenção básica, financiamento da saúde e unificação dos blocos de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018 e todo o processo de transição a ser realizado em 2017 com planejamento ascendente e o processo de regionalização e organização da rede de atenção à saúde e o papel da participação da comunidade nesse planejamento, governança executiva da RAS por meio de consórcios, necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde, gestão de custos e dos fundos municipais de saúde, cotidiano da participação da comunidade com o fim dos blocos de financiamento, assistência farmacêutica, gestão do trabalho e da educação em saúde, programa Mais Médicos, Judicialização da Saúde e relação com setor privado não lucrativo.

Além desses temas foram realizadas Três oficinas com convidados para organização e institucionalização do observatório ibero-americano de políticas e sistemas de saúde, para dar continuidade ao projeto dos apoiadores regionais do CONASEMS - Projeto Proadi e para aprofundarmos as experiências do apoio institucional da rede CONASEMS COSEMS.