Comunidade do Cabeçudo celebra festa junina

27 June 2017

Os moradores da região do Cabeçudo realizaram na sexta-feira, 23/06, os festejos em homenagem a São João Batista, dentro das tradicionais festas juninas que acontecem por todo o país.

Depois de carregada pelo Rei e pela Rainha da festa, a bandeira com imagem do santo foi levantada na ponta do mastro e saudada com muitos fogos de artifícios pelos foliões.

O prefeito Eduardo Terra prestigiou o festejo, reafirmando seu compromisso de valorizar as tradições do povo Campo-Belense.

Oferecido pelo Casal Real, o banquete com farofa, feijão tropeiro, refrigerantes e também o famoso quentão, preparado com gengibre, canela e cravo, fez a alegria de todos os presentes na casa da Rainha.

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.