Secretaria de Ação Social participa do Encontro (in)Formativo sobre Sistema Único de Assistência Social

08 March 2017

A secretária de ação social, Leuzinete Pereira, participou nos dias 22,23 e 24 de fevereiro, do Encontro (IN) formativo sobre o Sistema Único de Assistência Social -  (SUAS) -  organizado pela Superintendência de Gestão do SUAS, através da Secretaria Estado Cidadã.

O evento, que aconteceu no Biss Inn Hotel, em Goiânia, foi importante para a troca de informações e busca de conhecimento na área social. Acompanhada das assistentes sociais, Crystiane Sousa e Aqueibe, a secretária Leuzinete pôde participar de palestras que possibilitam qualificação e orientações para toda sua equipe de trabalho que atua na ação social de Campos Belos.

Após a apresentação das atividades da Secretaria de Estado Cidadã, pela secretária Lêda Borges, várias entidades puderam explanar sobre ações e atividades de seus respectivos órgãos, entre eles a Organização das Voluntárias de Goiás – OVG, que apresentou o Histórico de Assistência Social no Brasil ( através da apresentação de vídeo institucional do SUAS).

As palestras levaram temas importantes como:

- Gestão do Sistema Único de Assistência Social, com Jales Alves Barreto Júnior – superintendente de Gestão do SUAS.

- Gestão do Trabalho, por Lilian Dayane – Assistente Social de Coordenação da Gestão do Trabalho/Superintendência de Gestão do SUAS.

- Vigilância Socioassistencial, por Helena Alves de Góis – Socióloga da Coordenação da Vigilância Socioassistencial/Superintendência de Gestão do SUAS.

- Proteção Social Básica (PAIF, SCFV, Equipe Volante), Luzenir de Oliveira Pires, Assistente Social da Coordenação de Proteção Social Básica/Superintendência de Gestão do SUAS.

- Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, por Camila Fajardo Beja, Psicóloga da Gerência de Proteção Social/Superintendência de Gestão do SUAS.

- Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), pelo presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Padre Pedro Sirtoli.

O Encontro (in)Formativo foi dividido entre os serviços de Gestão, Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, sendo oferecido para todos os municípios de Goiás. Além do repasse de informações sobre o complexo do Sistema Único de Assistência Social, a atividade tem como principal objetivo capacitar os servidores que trabalham diretamente com o SUAS.

“Com a renovação das gestões em mais de 70% das prefeituras goianas, é fundamental aos novos prefeitos e gestores sociais que conheçam o funcionamento do SUAS, que saibam como buscar recursos e investir em Assistência Social. Além dos caminhos para firmar convênios com o Governo de Goiás para o recebimento dos programas sociais da Secretaria Cidadã em suas cidades. Este foi o intuito de nosso primeiro encontro”, explicou a titular da pasta, Lêda Borges.

Além de apresentar cada programação ou ação social da Secretaria Cidadã, o encontro também detalhou a operacionalização dessas ações e como cada secretária pode recorrer à secretaria para pleitear convênios e receber melhor os benefícios para a população de sua cidade.

“Foi de grande importância para Campos Belos a participação de nossa equipe. Trouxemos muitas novidades, como por exemplo, a liberação do pagamento do Programa Renda Cidadã, referente ao mês de janeiro, e o encerramento das inscrições o processo seletivo do Programa Bolsa Universitária que se encerrou no dia 24 de fevereiro. Estamos nos qualificando para atender cada melhor e com presteza as demandas de nossa pasta” afirmou a secretária Leuzinete Pereira.

Participaram do o evento a anfitriã, Lêda Borges de Moura, da secretaria de Estado Ciodadã, que também estava representando o Governador Marconi Perillo; Padre Pedro, presidente do Conselho Estadual do Bolsa Família, Jales Alves Barreto Júnior, superintendente de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Denise Barra, Coordenadora Estadual do Bolsa Família, representante do prefeito de Goiânia, representantes da OVG, entre outras autoridades.