Em Campos Belos, José Eliton ouve prioridades dos municípios em reunião com Eduardo Terra e prefeitos da região.

23 February 2017
O vice-governador José Eliton participou na tarde de segunda-feira, 20, de reunião com todos os gestores dos municípios que margeiam a GO 118, no nordeste goiano. A reunião, promovida pelo prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra, permitiu aos prefeitos apresentar ao vice-governador suas principais demandas, para que sejam priorizadas no uso de recursos oriundos da venda da CELG.

A convite do prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra, o vice-governador do estado, José Eliton de Figuerêdo Júnior, participou de reunião com os gestores dos municípios que margeiam a GO 118, no nordeste goiano, na tarde de segunda-feira, 20.

Acompanhado do secretário de governo, Tayrone de Martino, do deputado estadual Iso Moreira, da deputada federal Magda Mofatto, e do superintendente de Desenvolvimento Agrário e Fundiário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), Warner “Vavá” de Sousa Barbosa, o vice-governador José Eliton destacou o pacote de investimentos da ordem de R$ 2 bilhões em obras estruturantes, saúde, educação, segurança pública, inovação tecnológica, entre outras, que serão usados nos anos de 2017 e 2018.

Diante dos prefeitos de São João D’Aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul, Teresina, Cavalcante, Monte Alegre, Campos Belos e Divinópolis de Goiás,  José Eliton afirmou que essa reunião serviu para ouvir as principais demandas de cada município e também para alertar aos gestores municipais para que tenham suas documentações em dia, para não perder prazos e recursos financeiros. Destacou ainda que somente para aplicações diretas nos municípios serão destinados cerca de R$ 400 milhões. “Retornarei aos municípios a partir de março para discutir com prefeitos, lideranças classistas e com a sociedade a aplicação desses recursos”, disse.

O prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra, destacou que essa é a primeira reunião com todos os prefeitos da região presentes, e que isso serve para fortalecer as reivindicações junto aos governos do estado e federal, além de possibilitar a troca de experiências nas ações comuns á todos os municípios.

“Estamos honrados com a presença do vice-governador José Eliton, que aceitou prontamente nosso convite para participar desta reunião. Campos Belos é um município polo para esta região, nossa população flutuante é muito grande e nossas demandas maiores ainda. Apresenta-las diretamente ao governo do estado, aqui representado por José Eliton, nos dá a esperança de um desenvolvimento conjunto, integrado, de nossa região. Precisamos de ações imediatas nas áreas da saúde, educação, segurança e infraestrutura. A conclusão da obra de transposição das águas do Rio Mosquito para abastecimento de nossa comunidade é uma de nossas prioridades que será atendida pelo governo do estado”, frisou o prefeito.

O superintendente de Desenvolvimento Agrário e Fundiário da SED, Warner “Vavá” de Sousa Barbosa, disse que está trabalhando no sentido de concluir a tão sonhada regularização fundiária na região e que o programa Gleba Legal será de muita importância para que isso aconteça.

O secretário de governo, Tayrone de Martino ressaltou a importância de os prefeitos estarem com certidões e toda a documentação em dia para conseguir celebrar os convênios com o estado no momento da disponibilização de recursos para obras.  Se colocou a disposição dos prefeitos para levar os municípios o Programa Governo Junto de Você, que oferece à população ações como a advocacia dativa, passe livre e tantos outros benefícios. Lembrou ainda a importância para os prefeitos de ter parceiros importantes como os deputados Iso Moreira e Magda Mofatto, grande defensores dos municípios.

Tanto o deputado estadual Iso Moreira, quanto a deputada federal Magda Mofatto se mostraram coesos com a postura municipalista do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton. Reafirmara seus compromissos em defesa dos direitos e na busca por melhorias para a população de Goiás, em especial para as comunidades da região nordeste do estado, que ainda sofrem com o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IHD). Iso Moreira lembrou o legado deixado pelo ex-prefeito de Alto Paraíso, Divaldo William Rinco, morto em 2010, na busca pela regularização fundiária em todo o nordeste goiano.