O Município de Campos Belos lança campanha CIDADE LIMPA, POVO SAUDÁVEL.

26 January 2017

O intuito deste projeto é de conscientizar a população da cidade sobre a importância de manter o Município limpo.

A administração se preocupa com a qualidade de vida dos moradores, por isso, está tentando mostrar a população que o fato de jogar o lixo no lugar certo contribui diretamente para que tenham uma vida mais agradável e consequentemente com mais saúde.

DICAS E ORIENTAÇÕES

Para que a cidade fique mais limpa com a sua contribuição, a Secretaria de Limpeza Pública preparou uma lista com algumas orientações. Confira como você pode ajudar:

1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.
  2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume do saco.
  3. Coloque os sacos de lixo na porta apenas nos dias de coleta e horários mais próximos a coleta. Caso tenha dúvidas sobre os dias e horários da coleta em seu bairro entrem em contato com a This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
  4. O material proveniente de sobras de construção ou de uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.
  5. No caso de estabelecimento comercial e industrial, com geração superior a 100 litros diários de lixo, é exigida a contratação de empresa credenciada para realizar a coleta e a destinação adequada para o aterro sanitário.
  6. No caso dos terrenos, o proprietário deve mantê-lo sempre limpo, murado ou cercado.
  7. Caso você seja proprietário de um automóvel, tenha sempre um lixocar – aquele saquinho para lixo que fica preso à marcha do carro – para o acondicionamento de material eventualmente descartado.
  8. Caso haja material proveniente de poda em sua residência, entre em contato com a This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. para que a remoção dos resíduos seja realizada.
  9. Não jogue lixo ou material inservível, como sofás, colchões, móveis e eletrodomésticos, em rios, canais e encostas. Além de configurar crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar inundações, alagamentos e transtornos em períodos de chuva.
  10. Pratique a logística reversa no caso de resíduos sólidos especiais, como pilhas, baterias, pneus e lâmpadas fluorescentes. Na logística reversa, você entrega o material a ser descartado no estabelecimento comercial em que foi realizada a compra. Esse, por sua vez, envia o resíduo ao fabricante que providenciará o reaproveitamento ou a destinação final correta.
  11. Faça a segregação do material reciclável. Pratique a coleta seletiva caso sua rua esteja no roteiro das cooperativas. Caso algum catador informal passe por sua rua, converse com ele e combine os dias para ele coletar o material que você irá separar.
  12. Denuncie flagrantes de descarte inadequado de lixo, entulho e outros resíduos pelo serviço This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. com fotos e endereço. O infrator está sujeito a notificações e multas.

O Município de Campos Belos agradece a compreensão da população!